Tuesday, February 12, 2008

ERA UMA VEZ...

Um país chamado Brasil.
Lá no ano de 2001, seus líderes políticos resolveram criar um cartão corporativo, com o objetivo de ajudá-los a custear os eventuais gastos emergenciais, necessários para bem cumprir suas funções administrativas. Só havia um problema: qual modelo seguir?
Decidiram optar por um conjunto de modelos utilizados na Austrália, Nova Zelândia e França, onde há rigorosos sistemas de controle desses gastos, proibindo-se o saque de quaisquer valores na boca dos caixas eletrônicos.
Essa decisão parecia uma ótima escolha, só que de repente, surgiu um dragão centenário que perseguem os brasileiros desde cinco séculos! Este dragão se chama Corrupção.
Terrível animal devastador das riquezas do país e gerador das desigualdades que sempre existiram e existem no país.
Esse dragão poderoso é alimentado dia após dia por muitos políticos brasileiros, que vêem na política, o local ideal para usufruir do farto dinheiro público que escapa do controle e das mãos do seu humilde povo.
No ano de 2007, O Corrupção sobrevoou todo o país e desviou mais de R$57 milhões de reais, não deixando rastro sobre rastro de tais ataques. Pobre do povo brasileiro espera ano após ano que isto tenha fim, que a corrupção acabe que se destrua o dragão. O máximo que se consegue, são as denúncias que chegam através dos meios de comunicação, feita pela imprensa e por outros grupos políticos que não estão no poder.
O alarde causado pelas denúncias, fez com os grupos envolvidos na trama, coloquem em prática a sua arma principal para evitar mais desgastes políticos: a CPI (Comissão Parlamentar de Investigação).
Com ela, irão como sempre, se utilizarem do teatro, da encenação, para fingir, ludibriar, desviar a atenção e por fim, não chegar a lugar nenhum, pois não interessa a eles.
Com todos esses acontecimentos, utilizam-se frases irreais para encorajar a população que tais males são passageiros. Asseguram que no Brasil não há males, nem desgraças naturais como terremotos, tornados, que o Brasil é o país do futuro. Se for assim está tudo perdido. Pois há males naturais aqui sim, há o dragão, O Corrupção. Devastador dos sonhos brasileiros de um futuro mais justo para o seu povo.
Mas enquanto isso não acontece... Era uma vez... Um país chamado Brasil...


Roberto Dantas é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Curso de extensão universitária na área de Educação, professor bolsista CNPq – PROEX – UFRN – Pós-graduado em Estudos Amazônicos pela Universidade Federal do Pará

1 Comments:

At Friday, September 04, 2009 , Anonymous Anonymous said...

'Parabéns pelo seu artigo comentado Professor realemente é realidade da política ,expressa tudo que os candidatos dizem ao povo e na hora que estão no poder nem ligam direito para o povo ,quer dizer nem todos né!
as vezes fazem algo mais depois que fizeram alguma coisa pronto pra eles já fizeram tudo!
Byee :Fávila Taís //*

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home