Thursday, November 02, 2006

E as prestações de contas senhores candidatos?


No dia 29 de outubro último, aconteceram o final do segundo turno das eleições de 2006. Aparentemente, o pleito caminhou sem maiores problemas, porém, no dia 1° de novembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou uma nota oficial contendo as seguintes informações: somente 61 % dos candidatos disputantes do 1° turno (o total é de mais de 12 mil), entregaram em dia as suas devidas prestações de contas.
O estado que mais disponibilizou os dados exigidos, foi o Rio Grande do Sul (83,31%), seguido dos estados do Mato Grosso do Sul (77,85 %), Sergipe (75,27%), Espírito Santo (73,97%) e São Paulo (72,53%).
Os candidatos à presidência Geraldo Alckmin e o reeleito Luís Inácio Lula da Silva, terão um prazo maior para a entrega das suas respectivas contas, até o dia 28 de novembro pelo fato de ter participado do segundo turno das eleições.
Já os candidatos à presidência derrotados no primeiro turno Heloísa Helena (PSOL) e Cristóvão Buarque (PDT), não deram bons exemplos, pois não conseguiram entregar a tempo as contas exigidas pelo TSE, que apesar disso, aceitou os documentos entregues. Tal fato não deixa de abalar de alguma maneira os fiéis eleitores de ambos candidatos.
O bojo destas informações acende uma luz vermelha na cabeça dos eleitores brasileiros, levando-os a questionarem pela falta de compromisso dos 39% dos candidatos com a lei eleitoral vigente e porque não dizer, com os próprios eleitores aos quais tudo prometem.
Por fim, a indagação: aonde esta a transparência e a justeza com o dinheiro público e privado que pagam suas campanhas? São perguntas que certamente não saberemos a resposta. Infelizmente.

Roberto Dantas é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Curso de extensão universitária na área de Educação, sendo professor bolsista CNPq – PROEX – UFRN – Pós-graduando em Estudos Amazônicos pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Colunista do Jornal do Comércio - Itaituba -PA.
Posted by Picasa

1 Comments:

At Tuesday, May 29, 2007 , Anonymous Anonymous said...

isso tudo que ocorreu na operaçao gautama não passou de espetáculo de pirotecnia da Policia federal.Dos mais de quarenta ladrões,só cinco abestados estão na cadeia como bois de piranhas.Cadde a sociedade brasleira que não se indigna mais?.Color de Melo diante dessa ratazana e monge de mosteiro.Mas no Brasil cadeia foi feita so para Preto,P.... e pobre.Os ladrões soltos estã ocomemorando com chanpagne e caviar comprados com o dinheiro desviado de quem sobrevive miseravelmente com um salário mínimo.Mesmo quando a justiça condena um politico ladrão,o povo vem e o absorve lhe dando um mandato que serve para protege-lo com imunidade.Um pais que reelege Color de melo e da uma votação expressiva para um mentecpato como Clodovil tem futuro?

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home