E as prestações de contas senhores candidatos?

No dia 29 de outubro último, aconteceram o final do segundo turno das eleições de 2006. Aparentemente, o pleito caminhou sem maiores problemas, porém, no dia 1° de novembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou uma nota oficial contendo as seguintes informações: somente 61 % dos candidatos disputantes do 1° turno (o total é de mais de 12 mil), entregaram em dia as suas devidas prestações de contas.
O estado que mais disponibilizou os dados exigidos, foi o Rio Grande do Sul (83,31%), seguido dos estados do Mato Grosso do Sul (77,85 %), Sergipe (75,27%), Espírito Santo (73,97%) e São Paulo (72,53%).
Os candidatos à presidência Geraldo Alckmin e o reeleito Luís Inácio Lula da Silva, terão um prazo maior para a entrega das suas respectivas contas, até o dia 28 de novembro pelo fato de ter participado do segundo turno das eleições.
Já os candidatos à presidência derrotados no primeiro turno Heloísa Helena (PSOL) e Cristóvão Buarque (PDT), não deram bons exemplos, pois não conseguiram entregar a tempo as contas exigidas pelo TSE, que apesar disso, aceitou os documentos entregues. Tal fato não deixa de abalar de alguma maneira os fiéis eleitores de ambos candidatos.
O bojo destas informações acende uma luz vermelha na cabeça dos eleitores brasileiros, levando-os a questionarem pela falta de compromisso dos 39% dos candidatos com a lei eleitoral vigente e porque não dizer, com os próprios eleitores aos quais tudo prometem.
Por fim, a indagação: aonde esta a transparência e a justeza com o dinheiro público e privado que pagam suas campanhas? São perguntas que certamente não saberemos a resposta. Infelizmente.
Roberto Dantas é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Curso de extensão universitária na área de Educação, sendo professor bolsista CNPq – PROEX – UFRN – Pós-graduando em Estudos Amazônicos pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Colunista do Jornal do Comércio - Itaituba -PA.

1 Comments:
isso tudo que ocorreu na operaçao gautama não passou de espetáculo de pirotecnia da Policia federal.Dos mais de quarenta ladrões,só cinco abestados estão na cadeia como bois de piranhas.Cadde a sociedade brasleira que não se indigna mais?.Color de Melo diante dessa ratazana e monge de mosteiro.Mas no Brasil cadeia foi feita so para Preto,P.... e pobre.Os ladrões soltos estã ocomemorando com chanpagne e caviar comprados com o dinheiro desviado de quem sobrevive miseravelmente com um salário mínimo.Mesmo quando a justiça condena um politico ladrão,o povo vem e o absorve lhe dando um mandato que serve para protege-lo com imunidade.Um pais que reelege Color de melo e da uma votação expressiva para um mentecpato como Clodovil tem futuro?
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home