E o sexo “frágil” foi à luta

Quem vê as mulheres brasileiras ocuparem os mais diversos cargos, não imagina o quanto esta realidade demorou a acontecer. Apesar de todas as conquistas, as mulheres ainda recebem cerca de 30% menos dos valores pagos a nós homens, quer seja nas empresas públicas ou privadas, quer no mundo dos esportes. È com o objetivo de melhor entendermos esse caminho, que nos propomos a analisar dois pontos principais: Quando essa luta começou? Como a sociedade altamente machista e patriarcal, viu, ouviu e opinou sobre isto? È o que veremos a partir de agora.
As primeiras mudanças ocorreram no fim do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX (1890-1930), época onde até então, a condição feminina estava atrelada aos serviços domésticos e familiares (cuidar dos filhos), enquanto ao esposo, cabiam-lhe o trabalho e o “bem estar da família”.
O movimento feminista brasileiro teve como modelo a um grupo de senhoras americanas, lideradas por Lucretia Mott e Elizabeth Stanton, que exigiam através de um manifesto já no distante ano de 1848, igualdade de direitos, oportunidades iguais de trabalho, livre acesso à educação e trabalho remunerado para todas as mulheres. A “arma” utilizada era a imprensa, haja vista que nesse primeiro momento as feministas em sua maioria eram mulheres com nível superior de ensino (já a grande maioria das mulheres eram analfabetas), bem como, eram casadas com homens de renome no âmbito social, como Abgail Adams, esposas de John Adams, um dos fundadores da República dos Estados Unidos da América (quatro de julho de 1776).
Tal estratégia revelou-se eficiente, pois facilitou a união de mais mulheres que passaram a aderir ao movimento e a formar novas associações feministas em todo o mundo.
No Brasil, a paulistana Bertha Lutz, que acabara de chegar (1918) de sua formatura em Ciências Naturais na conceituada Universidade de Sorbonne na França, ficou indignada com um artigo de um colunista do Rio de janeiro que afirmava “(...) as brasileiras não iriam sofrer nenhuma influência da luta pelos direitos femininos na Inglaterra”. Bertha não só respondeu tal ofensa, como fundou a Federação Brasileira para o Progresso Feminino, em 1922, ano em que representou o Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos, onde foi eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana.
Todavia, é interessante notar, que a condição feminina era legitimada e justificada pela ciência da época, onde os filósofos diziam existir uma inferioridade na razão das mulheres com relação aos homens “(...) Cabendo a elas apenas cultivá-la na medida necessária ao cumprimento de seus deveres naturais: obedecer aos maridos e cuidar dos filhos”. Os médicos iam mais além, como italiano Cesare Lombroso (que também era um conceituado criminologista), afirmava ele: “as mulheres mais perigosas eram as que possuíam uma predestinação para a intelectualidade, sendo estas as criminosas de amanhã”, pois utilizavam a inteligência para distanciar-se da função materna e biológica da mulher e ordem social de dona de casa e obediente ao marido.
Para contrapor o avanço das idéias de emancipação da mulher, os jornais passaram a atacar e ridicularizar as novas mudanças exigidas pelos grupos feministas. O meio mais direto para atacá-las e chamar atenção, foi através das charges (desenhos com comentários) “engraçadas” , como o objetivo claro de deturpar e desencorajar as demais mulheres de “boa família” a juntar-se a este “tipo de feminista”, chamada por eles de “Miss Alma”.
Apesar dos ataques e tentativas de difamação (afetar a imagem), as feministas foram avançando nas conquistas de seus direitos, sob a liderança de Bertha Lutz, que incansavelmente levou as exigências das mulheres brasileiras em congressos em todo mundo, até conseguir vinte anos após a fundação Federação Brasileira para o Progresso Feminino em 1932 (governo de Getúlio Vargas) a aprovação do novo código eleitoral, legalizando as mulheres o direito ao voto, dando acesso a elas não somente a escolha de candidatos, bem como a possibilidade de se candidatarem a cargos públicos.
Roberto Dantas é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Curso de extensão universitária na área de Educação, sendo professor bolsista CNPq – PROEX – UFRN – Pós-graduando em Estudos Amazônicos pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Colunista do Jornal do Comércio - Itaituba -PA.
35 Comments:
Olá profesor!!!
Parabéns pelo seu artigo,onde deixa claramente a superioridade feminina.Hoje em dia o mundo esta cada vez mais sendo das mulheres,que vêen ocupando cargos masculinos, dirigindo máquina pesadas...È quem diria que isso um dia pudesse acontecer!!!!Mais não vamos parar por aqui não,veremos ainda uma mulher chegar á presidência no Brasil!!!!!
Beijos.
Oi, professor.
Percebi através deste texto, que a mulher ao longo dos anos conquistou espaço na sociedade com muita luta e sacrificio. Mas não foi tão fácil,sofreu com preconceito de muitos que diziam que o lugar dela é cuidando dos filhos e obedecendo o marido.
Entretanto, mulher tem garra, foi á luta e conseguiu o que hoje para nós é muito importante e devemos a elas porque não tiveram medo de enfrentar o grande preconceito de muitos daquela época.
abraços!!!
Olá Roberto dantas
parabéns pelo seu otimo artigo.
Através dele é fácil perceber como a mulher lutou e ainda hoje luta para se destacar , em atividades em que antes somente homens poderião ter um cargo. Mas a mulher é batalhadora e continuará sendo cada vez mas!
Abraços
Oi professor.
♦ Por ser mulher me sinto feliz, em atualmente disfrutar, dos direitos ja conquistados por outras mulheres que sofreram amargamente pelo preconceito.Nos dias de hoje não nos cabe mais falar que ocupamos cargos masculinos, pois se você tem competência pode trabalhar em qualquer ambiente.E desta forma estamos sendo preconceituosa com nós mesmas.Espero um dia, em vez de só falar em direitos iguais, fazer valer realmente.Contudo creio que teremos um futuro glorioso cheios de surpresas gratificantes!
E ai prfessor
cara velhow ficou muito show isso prova que a mulher tem muita capaidade que muito marmanjo que falam que lugar de mulher e na cosiha.muitas mulheres que estão no tipo de seviço de militares, marinha, ate aeronautica e tomara
que teamos uma presidete logo.
falow!!!!!!!!!!
Esse artigo ficou show de bola velho.
De mostra que as MULHERES cada dia mais vem adquirindo seu lugar na sociedade, mais não pensa que foi fácil, pois elas lutaram muito para conseguir ser respeitada pelos homens. Pensam que as mulheres e só pra ficar cuidando de casa, e não poder trabalhar!!! Pois estão errados elas tem seu lugar na sociedade e estão arrebentando em questão de trabalho, e estão roubando os lugares dos homens que antigamente não conseguia. Fico muito alegre com essa luta das mulheres que estão representando cargos muito importantes no Brasil, mulheres tão queridas que elas sejam.
Falow!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu acho que as mulheres brasileiras agora estão sendo reconhecidas, mais para elas conseguirem esse lugar que elas estão ocupando na nossa rigorosa sociedade elas tiveram que lutar muito, mais mesmo assim elas não desistiram e agora estão ai exercendo importantes profissões no mercado de trabalho em todo o mundo.
Elas estão conquistando cada vez mais o seu espaço e fazendo isso muito bem.
'QUEM NÃO SABE ACEITAR AS PEQUENAS FALHAS DAS MULHERES NÃO APROVEITARÁ SUAS GRANDES VIRTUDES'.
(Khalil Gibran)
Bertha Lutz Mulher que se mostrou guerreira, representou todas elas se esforçando lutando até conseguir um direito de todos "O voto"
O preconceito ainda não acabou, ainda à muitos machista nesse mundo que ainda não se conformou com a capacidade das mulheres, mais elas estão aí provando que é igual e melhor que muitos homens, que só pensam em uma coisa "lugar de mulher, é na conzinha". Acho que, quem pensa assim é porque tem medo de as mulheres um dia tomarem seu espaço.
As mulheres tem direito a mesma profição, mais por serem mulheres recebem um valor menor que o nosso. Até hoje não da pra entender por que? A mulher tem a mesma capacidade do que o homem, ela pensa, organiza, fala, e por que receber menos? "O trabalho não é força" Todos deviam pensar assim, Por que na eleição desse ano podemos ter uma mulher mandando no Brasil essa é a questão.
Welington Portela 3°B Issac Newton.
Abração Roberto flw.
Olá professor.
É muito bom saber que as mulheres cada vez mais conquistam seu espaço na sociedade,embora para que isso ocorrece foi necessário muito esforço e muita garra daquelas mulheres que iniciaram o movimento feminista,este teve um otimo resultado para que hoje nós mulheres pudessemos usufruir dos mais diversos cargos,e chegar a uma realidade menos machista de séculos atrás.
Hoje podemos perceber que a mulher assim como o homem é capaz,e se lança aos mais diversos desafios,antes impedidos pela sociedade e hoje conquistados pelo universo feminino.
Parabéns pelo artigo.
O TEXTO RELATA A PROGRESSÃO DOS DIREITOS FEMINISTAS.MESMO COM ESSE RESPALDO QUE AS MULHERES CONQUISTARAM,A DESIGUALDADE AINDA PERMANECE ENTRE OS GRANDES CARGOS.PARA QUE ESSA DUPLA MORAL SEJA AMENIZADA,PRECISA-SE CRIAR UMA FORMA DE REEDUCAÇÃO FAMILIAR.
Realmente as mulheres no passado sofreram descriminação, desigualdade e descontração, mas isso não impediu que elas lutassem a favor de seus direitos, e hoje existem muitas formas com que elas venham a se defender como por exemplo, o movimento das mulheres esse vem a um dos casos que elas podem mostrar-se seu potencial, a sua cultura na sociedade brasileira.
Bye, gostamos muito do texto...
Beijos.......
professor foi o bicho esse seu documentario eu sei que a sociedade de antigamente era muito machista em relaçao as mulheres mas so que esse seu comentario foi shoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo demas tchaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaawwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
pois é professor esse seu artigo foi muito bom, explicando o quantos as mulheres sofreram para chegar até onde elas puderam agora que elas conquistaram e ganharam a luta contra a discriminação do sexo frágil as mulheres podem conseguir empregos que somente os homens podiam trabalhar.
Depois da conquista dessas mulheres melhorou mais ainda para elas e para a sociedade que tinha como direito de antigamente era só trabalhar dentro de casa como cuidar dos filhos e da comida agora elas podem trabalhar e depender de si mesma para a vida.
muito bom e seu texto ai professor
This comment has been removed by the author.
O texto foi essencial para a concientização da sociedade para voltar atrás e pensar a respeito das mulheres que nos tempos passados foram alvo de críticas, descriminação, desigualdade e preconceito porque e elas não tinham os mesmos direitos que os homens tinham no mercado de trabalho mas, foram à luta e conseguiram mudar essa história.
escola: Maria do Socorro Jacob
alunos: renato de sousa oliveira(30)/ e Lucas jonathan(22).
Parabéns pelo seu artigo,onde deixa claramente a superioridade feminina. explicando o quantos as mulheres sofreram para chegar até onde elas puderam agora que elas conquistaram e ganharam a luta contra a discriminação do sexo frágil as mulheres podem conseguir empregos que somente os homens podiam trabalhar.amei o documentario,
HellenUchôa
Escola Maria do socorro Jacob
1° 04
Nós entendemos que, as mulheres antes eram excluídas da sociedade, para se ter uma ideia a maioria das pessoas eram analfabeta, agora já demos um grande avanço, pois as mulheres agora já tem um grande papel na sociedade, existem mulheres, prefeitas, governadoras, fundadoras de grandes projetos, empresárias etc...mais não acabou ainda o preconceito, porquê as mulheres ainda ganham cerca de 30% menos que os homens e muitos outros preconceitos. mais as mulheres vão seguir a diante e não desistir.
esse artigo mostra a injustiça contra as mulheres e tanbem a evolusao delas ate hoje e destaca a grande luta para chegar a onde estao, e sao meresedoras do que possuem, porisso que temos que respeitalas porque sem elas nos homes nao seriamos nada.
REALMENTE "E O SEXO FRAGIL FOI A LUTA" ATE HOJE TEM HAVER, COM O NOSSO DIA-A-DIA, AS MULHERES LUTAM COM O SEU TRABALHO NO PASSADO AS MULHERES SOFRIAM MUITO COM A DISCRIMINAÇÃO, POIS HOJE ELAS GANHARAM UM LUGAR NA SOCIEDADE. ELAS SOFRIAM TAMBÉM PELO PRECONCEITO DOS HOMENS, NÓS MESMOS, VIMOS AS MULHERES OCUPAREM OS GRANDES CARGOS, COM ISSO VEM SAINDO A DISCRIMINAÇÃO, O PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES BRASILEIRAS.... PARABÉNS PROFESSOR PELO ARTIGO NOS ADORAMOS VÇ E E SEMPRE SERA DE MAIS BEIJÃO XAUUUUUUUUUUU!!!!
as mulheres eram consideradas ocultas pois elas nao tinham liberdade para fazer nada que quisesse.Professor esses seu artigo foi de mais.Beijos........
A cada dia que passa a mulher cresce mais e mais no mercado de trabalho, pela garra que ela tem ao lutar por seu espaço na sociedade.
É de se admirar a força de vontade da mulher braasileira, em tentar mostrar para o mundo que ela não serve apenas para ser dona de casa, e sim ser alguém muito além disso.
Mulheres que batalham que cuidam de suas famílias sem medir esforços, que não pensam apenas em si próprias mas sim nas pessoas que amam...
MULHER é um ser inconparavél... Nada se compara à ela!
Abraços da futura sociologa Nataly Cristina...
parabéns pelo artigo...
me sinto orgulhosa por ser mulher ..È de admirar por td que já passamos, muito preconceito muito disvalorização ..
hoje graças a DEus nois estamos sendo valorizada por td ...
Parabéns por todas as mulheres que se isforçam e que se valorizam ..pois ser mulher é um orgulho muito grande ...
mulheressssss e nois na fitaaaaa...
Escola:MSJ Maria do Socorro Jacob
Alunos:Janiel Miranda Nº:13
Roseane Acácio Nº:31
Flávia Almeida Nº:07
Turma: M1TR04
Olá professor!este texto é muito importante para à sociedade,pois ele relembra a descriminação que as mulheres sofreram para conseguir os seus direitos.Antigamente os homens achavam que as mulheres tinham apenas que fica em casa cuidando dos filhos e da família. Mais com sua força de vontade à mulher conseguil a igualdade de direitos,oportunidade de trabalho iguais. E hoje as mulheres ocupam diversos cargos que nem dá pra imaginar que elas passaram por tudo isso! E mesmo com todas as conquistas as mulheres recebem cerca de 30% menos os valores pago aos homens,seja nas empresas públicas ou privadas.
Oi professor!!! É incrivel o que as mulheres tiveram que enfrentar, para terem seus direitos reconhecidos.mas,mesmo depois de tudo,em pleno seculo XXI,aida sofremos com as desigualdades.porém somos brasileiras e não desistimos nunca...Parabéns pelo seu artigo...
Oi professor!!! É incrivel o que as mulheres tiveram que enfrentar, para terem seus direitos reconhecidos.mas,mesmo depois de tudo,em pleno seculo XXI,aida sofremos com as desigualdades.porém somos brasileiras e não desistimos nunca...Parabéns pelo seu artigo...
Primeiramente, parabéns pelo artigo, expressa bem a condição de luta das mulheres ao longo da história.
Hoje em dia, o "sexo frágil" representa uma força incomparável no mercado de trabalho, uma compreensão incrível de mundo e sobretudo, de amor.
É comum que muitas pessoas pensem que as mulheres durante muito tempo tiveram poder e respeito na sociedade.
A mulher trabalhadora e forte de hoje, foi - e é ainda em algumas sociedades - ao longo da história a "mulher de família", comportada, submetendo-se a vida inteira aos pais e ao marido, obstinada a ser uma ótima mãe e esposa.
Até mesmo em lugares e épocas de referência de democracia e participação social, as mulheres não tiveram vez.
Em Atenas, por exemplo,berço da democracia grega, o podeer político e social não se estendia às mulheres. Com o domínio do Catolicismo, durante a Idade Média, as mulheres foram mais rebaixadas ainda em sua condição social.
Ate mesmo durante o Iluminismo, referência de liberdade e igualdade, a participação das mulheres foi vetada.
"Em meados do século XVIII, filósofos franceses começaram a refletir sobre a condição da mulher. Em Paris, mulheres da elite organizavam "salons" de intelectuais para debates livres e francos.
Muitos, no entanto, discordavam dessa participação feminina.
Para Rousseau, as mulheres estavam fora do contrato social: a natureza teria dado aos homens o domínio sobre elas e as crianças e, sendo natural, a estrutura patriarcal da família permitiria preservar e aumentar o patrimônio do pai.
Kant, ardoroso defensor do Iluminismo, argumentava que a diferença entre os dois sexos eram simplesmente naturais.
Já o filósofo Hume considerava que a situação das mulheres resultava do desejo masculino de preservar seu poder e patrimônio."
A escrita da história,
Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda
Mas foi durante o século XX que as mulheres se uniram e foram a luta, conquistando seus direitos, e ocupando espaço, respeito e admiração na sociedade.
A luta não foi fácil, mas já se colhem os frutos.
A mulher mãe e esposa, acrescentou a sua rotina mais uma função: a de mulher independente e trabalhadora, que concilia seus interesses e vai a luta.
MULHERES: AVANTE!!!
OBS: Não houve plágio de obras alheias profee...
Beijão!!!
Primeiramente , esse foi um ótimo ARTIGO sobre as mulheres ,, PARABÉNS professor. .
Acho que nenhuma mulher possui o rebolado sensual de Shakira (foi Wesley quem disse). Mas todas elas possui um jogo de cintura legal, capaz de livrá-laa dos inconvenientes da saia justa e da minissaia. Isso é por meio do jogo de cintura que a mulher consegue se mostrar tanto capaz quanto o homem. E para ter jogo de cintura não basta ser inteligente, tem de ser inteligente e sagaz ao mesmo tempo.
As mulheres qerem conquistar o seu espaço na sociedade. Qeerem impôr idéias como autoridades, qerem a libertação escravocráta que elas tinham; não estudavam, e só trabalhavam e cuidavam da casa e dos filhos. Agora vão dar a volta por cima. Passar por cima dos homens ja é sacanagem . Elas qerem ter os seus direitos e ter o mesmo nível de igualdade a dos homens, além de governar .
Igauldade para todos \o/
By: ViniciusBechara
Oie professor .
Esse artigo soobre as mulheres foi showw ooh !!!
Isso mostra que as mulheres, (ao contrário da visão dos homens), são tão capazes de se impor na sociedade quanto os mesmos. Tanto é que conseguiram com muito esforço e bastante determminação os varios direitos que tem hoje .!
Eitah que mulher é guerreira mesmo ooh !! ^^ !!
By: Erick Christopher
This comment has been removed by the author.
Um Excelente texto professor, mostra o quanto nós mulheres estamos conseguindo nosso espaço na sociedade, sem nos prestar a papéis ridículos, mostrando sim o quanto somos capazes!
By JulianaGama
òla Professor..
1º O senhor esta de parabens pelo o Artigoo..;
O Artigo "Sexo Frágil"
Mostra o quanto as mulheres São Capazes de si Mesmo e não são dependentes de homens ( pelomenos algumas neh)
bom antigamente as mulheres eram tratadas somente como pessoas que serviam para cuidar de casa, dos filho. mas na verdade as mulheres são grageis ao corpo, penssamentos, atitudes.
bom dizem que um dia as mulheres iram dominar o mundoo mas como podem fazer isso Com tanta presença de homens na verdade mulheres são sexo fragill. (eu axo professor)
by: Douglas Said.
Escola: Isaac Newton
Curssando o 3º ANo
Parabens professor
o Artigo esta de parabens professor,
o preconceito ainda não acabou pos nesse mundo ainda ha muitos maxistas que não se comformão com o desempenho de uma Mulher de Verdade.
e estou muito feliz em saber que cada vez mas a mulher conquista seu espaço na sociedade brasileira e em todo o mundoo..
Isablly brito
3º ano isaac newton
a alana pesquisou na internet tenho certeza que ella não teria todo esse penssamento alias estamos falando do sexo fragill i ella e uma
by: Não Identificadoo
oi,professor. Parabéns pelo texto.inicialmente gostaria de dizer que mesmo depois de tantas lutas,as mulheres ainda são muito desvalorizadas no mercado de trabalho,mas não seja por isso já passamos por tantas coisas,não é agora que desistiremos,pelo contrário,EM FRENTE MULHERES BRASILEIRAS...
Caro Anônimo que falou que eu pesquisei na Internet:
Sinto muito se vc não tem capacidade de fazer um comentário equivalente ao meu, modéstia parte, não é qualquer um que consegue. ESTUDA MAIS. QUEM SABE VC CONSIGA FAZER UM, E AI VAI PARAR DE PERDER SEU TEMPO FALANDO DE MIM. Vai estudar vai, ha-ha-ha.. Ah, tô muito decepcionada com vc, ANÔNIMO, pensa q sou lerda o bastante pra não descobrir, hem? Ok, sem discussão, não serei baixa feito vc!!! Beijuh!! :)
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home