Monday, December 15, 2008

RAPOSA SERRA DO SOL OU RAPOSA SERRA DE ONGS?


Essa é uma das indagações que faço em relação à “disputa” territorial, não entre “índios” e “brancos”, mas com relação de quem ou com quens(se é que existe esta palavra no português) irá (ao) ficar os 93% do território total do Estado de Roraima.
Isso mesmo 93%! Este é o total da área proposta levada até o STF (Supremo Tribunal Federal) para definir a área indígena no estado.
Do outro lado da questão, encontram-se os usineiros, que apesar das informações vinculadas na imprensa, ocupam somente 0,7% do território.
Apesar do pequeno espaço, serão obrigados a deixarem seus investimentos de mais de 30 anos. Investimentos estes autorizados pelo Governo Federal, mas que agora pelo caminhar da carruagem das votações no STF, de nada adiantarão, pois o próprio STF entende que esta é uma questão que deverá colocar o país na liderança das exigências ambientais.
Agora, o que ocorrerá com os milhares de empregos gerados pelos plantadores de arroz na região, entre eles muitos indígenas?
Servirão de propaganda ou ajuda “humanitária” das mais de 100 mil ONGs existentes na Amazônia?
Isso mesmo, dentro do nosso território há nada menos que 100 mil ONGs, estamos falando de uma invasão branca, isto é, silenciosa, invasão protelada pela mídia e pelos governos em nosso país que a cada década repetem o jargão: “vamos proteger nossa Amazônia”!
Não há mais nada o que proteger, pois os interesses nacionais não existem na prática, somente no discurso, como este de Raposa Serra do sol, opa me desculpem, raposa Serra de ONGs. É mais uma ilusão vendida pelos que sempre detém o poder em nosso país.
Para saber mais, clique no link e ouça a entrevista feita no dia 15/12/2008 pelo repórter Roldão Arruda, enviado especial do "Estado de São Paulo" a Roraima, conta que há preocupação quanto ao futuro dos municípios da reserva: http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowAudios.action?destaque.idGuidSelect=24F3A18BB0AE419DA6BCC74322A001F5

1 Comments:

At Thursday, December 18, 2008 , Anonymous Anonymous said...

Acredito que antes de acabar com impresas legais, deveria-se abolir as ilegais que atuam por exemplo no desmatamento da amazônia.

Ainda mais quando se tem a intenção de apresentar um exemplo de preocupação ambiental.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home